Ralis

WRC: Ogier celebra título com triunfo em França

OgierFrança3210OgierFrança3Sebastien Ogier celebrou a conquista do seu primeiro título mundial com a vitória no Rali de França-Alsácia, que este domingo terminou naquela região gaulesa. O francês Volkswagen somou a sua sétima vitória da temporada ao conseguir recuperar do atraso de meio minuto sofrido na primeira tirada.

Ogier sofreu com as más escolhas de pneus no início da prova, tal como o seu compatriota Sebastien Loeb, que era também apontado como favorito à vitória no seu último evento no Campeonato do Mundo de Ralis.

Dani Sordo e Jari-Mattia Latvala partiam para o último dia de prova nas posições cimeiras, mas a escassa vantagem de que dispunham sobre Ogier levava a crer que o piloto da Volkswagen iria tirar partido do seu conhecimento do terreno para anular a diferença de 1,5 segundos que tinha para o espanhol da Citroën.

Mais do que isso, o novo campeão do Mundo conseguiu uma vantagem de mais de uma dúzia de segundos que lhe permitiu capitalizar a vitória e juntar aos pontos conseguidos na ‘Power Stage’ de quinta-feira.

Latvala ainda perdeu mais tempo do que Sordo para Ogier e acabou o rali a quase 20 segundos, mas nunca foi ameaçado por Thierry Neuville, a sensação do primeiro dia antes do piloto da M-Sport sofrer um furo no sábado que o atirou para um distante quarto posto, a mais de um minuto do líder.

Contudo, se o belga não se deu bem com os pisos escorregadios da manhã de domingo, este último dia seria bem pior para Sebastien Loeb que saiu de estrada e abandono no primeiro troço desta derradeira etapa.

Evgeny Novikov foi o grande beneficiado com a desistência do ex-campeão do Mundo, ao terminar a prova na quinta posição, à frente de Mikko Hirvonen, que nunca se deu muito bem com o asfalto das classificativas alsacianas. Tal como Andreas Mikkelsen, que levou o terceiro Volkswagen Polo oficial ao sétimo lugar final.

KubicaFrança3No entanto o norueguês beneficiou bastante dos problemas de travões sentidos por Mads Ostberg no terceiro Ford Fiesta WRC da M-Sport, numa prova que o ex-piloto de F1 Robert Kubica terminou entre os nove primeiros, dominando por completo a categoria WRC2.

Classificação final

 1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h53m07,6s
 2.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroen) + 12,2 s
 3.º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Volkswagen) + 19,5 s
 4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 1m14,1s
 5.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 3m10,9s
 6.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen) + 3 m37,7s
 7.º Andreas Mikkelsen/Paul Nagle (Volkswagen) 4 m04,2s
 8.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 4m35,2s
 9.º Robert Kubica/Michal Baran (Citroen) + 9m31,4s
10.º Romain Dumas/Dennis Giraudet (Ford) +1 1m55,8s

Em destaque

Subir