Tecnologia

Wikipédia em papel? Projeto de editora alemã aponta para mil livros

wikipedia 210wikipediaUma editora alemã quer imprimir os mais de quatro milhões de artigos que constituem a Wikipédia. As estimativas apontam para que sejam necessários cerca de mil livros, com 1200 páginas cada, para colocar em papel a versão inglesa da ‘enciclopédia livre’.

A Wikipédia, uma enciclopédia online cujos artigos são da autoria de colaboradores voluntários, pode ganhar uma versão em papel, caso uma editora alemã avance com um projeto muito ambicioso.

Em comunicado, a PediaPress assegura que quer concretizar uma ideia formulada tantas vezes quantas as garantias de ser impraticável: passar para o papel os mais de quatro milhões de artigos que formam a Wikipédia, também conhecida como a ‘enciclopédia livre’.

As estimativas apontam para que, tendo por base a versão inglesa, sejam necessários cerca de mil livros, cada qual com 1200 páginas.

Foi até avançado um cálculo para demonstrar o gigantismo do projeto definido pela editora alemã: com a numeração sequencial das páginas, de um livro para o outro, a Wikipédia publicada em papel terá um total de 1.193.014 páginas.

Este é, acrescenta a editora, outro dos objetivos da iniciativa: demonstrar o trabalho que se obtém quando 20 milhões de pessoas colaboram com o mesmo intuito (neste caso, agregar o conhecimento numa plataforma na internet).

O orçamento do projeto é de 50 mil euros e a PediaPress decidiu ‘repetir’ o modelo da própria Wikipédia: apela à colaboração através do ‘crowdfunding’ (ou financiamento pela multidão), recorrendo para isso à plataforma IndieGoGo.

Caso a ‘enciclopédia livre’ ganhe uma versão em papel, os cerca de mil livros resultantes serão expostos na conferência Wikimania 2014, agendada para o mês de agosto em Londres, Inglaterra.

A acontecer, a Wikipédia impressa terá um expositor com mais de dez metros de comprimento por 2,5 de altura.

Em destaque

Subir