Nas Notícias

“Sou ucraniana” viral: Mais de cinco milhões disseminam alerta para drama na Ucrânia

ucraniana 400 “Nós queremos ser livres”, afirma a ucraniana que é o rosto do vídeo viral, se espalhou pela Internet, através do YouTube, com o título “Sou Ucraniana”, onde uma jovem pede ajuda. O rosto deste vídeo não é identificado, mas sabe-se que a ucraniana é casada e tem 26 anos de idade.

Mais de cinco milhões de pessoas assistiram ao vídeo publicado no YouTube, onde uma ucraniana resume as causas que estão na base das manifestações sangrentas na Ucrânia.

Tal como a jovem pedira, neste pedido de ajuda, o vídeo ‘I Am an Ukrainian’ [Eu Sou uma Ucraniana] disseminou-se nas redes sociais e nas últimas 24 horas quase duplicou o número de visualizações.

A partir do centro de Kiev, onde decorre um autêntico massacre, com mais de 60 mortos nos confrontos com a polícia, a jovem mostra o seu povo e num relato na primeira pessoa demonstra o sentimento dos ucranianos, porque “o mundo precisa de saber o que se passa na Ucrânia”.

“Ajudem-nos a conseguir a nossa liberdade. Contem a nossa história aos vossos amigos, aos vossos pais, mostrem-lhes este vídeo”, pede a jovem, que lembra que “talvez fiquem sem telefone, sem ligação à Internet, isolados, sozinhos”.

E por isso foi feito este pedido de socorro através da Internet. Sabe-se entretanto que a jovem é casada, residente em Kiev, e que tem 26 anos de idade. O seu nome foi ocultado.

O vídeo tornou-se forte porque representa o sentimento de uma jovem, de Kiev, que por sua vez representa o sentimento de um povo.

Trata-se de um relato na primeira pessoa, gravado em vídeo, com maior eficácia do que os apelos dos grandes representantes políticos de todo o mundo. Veja o vídeo:

Em destaque

Subir