Mundo

Wikileaks sobre Hugo Chávez: “Tem entre um a dois anos de vida”

hugo_chavezSegundo o Wikileaks, Hugo Chávez tem no máximo dois anos de vida. O Presidente da Venezuela recebeu este prognóstico dos médicos que o avaliaram, em junho. A informação é publicada por dois jornais espanhóis: Público e El País, na sua edição de hoje, adiantam que os médicos russos trocaram emails, onde justificam esta nova lesão com uma cirurgia que não correu bem, por faltarem equipamentos capazes em Cuba.

Os jornais espanhóis Público e El País citam documentos do WikiLeaks e revelam, na sua edição de hoje, que Hugo Chávez tem “entre um e dois anos de vida”, prognóstico médico que lhe foi transmitido, aquando de uma consulta, em julho passado.

O Wikileaks acedeu a dezenas de emails de uma empresa de segurança, a Stratfor Global Intelligence, conseguindo informação sobre o estado de saúde do Presidente da Venezuela que, recorde-se, padece de um

Hugo Chávez já está em Cuba, para ser sujeito a mais uma intervenção cirúrgica. Antes da viagem para a ilha de Fidel Castro despediu-se do povo venezuelano. “Este evento não é de despedida, vou ali e já volto”, afirmou Hugo Chávez, o que contraria a informação do Wikileaks.

“Vocês sabem o que têm que fazer” e a primeira coisa é “garantir que não se perca a independência”, referiu durante a sua intervenção, difundida pela rádio e pela televisão, numa espécie de despedida. Hugo Chávez acabou o evento a cantar músicas tradicionais venezuelanas. Em todas as aparições públicas, manifesta, no entanto, esperança em sobreviver.

Hugo Chávez anunciou na passada terça-feira que lhe fora detetada uma nova lesão no local de onde em junho lhe foi retirado um tumor. Apesar de pequena, a lesão requer uma nova operação e alguns dias ausência (cinco dias), prontamente autorizado pelo Parlamento venezuelano.

Segundo os médicos russos, essa nova lesão resulta de uma operação que não foi bem sucedida. Faltam em Cuba equipamentos capazes de tratar com eficácia o tumor de Chávez. A cirurgia não correu bem e foi feita de “forma incorreta”, na primeira tentativa de extração do tumor.

Recorde-se que Hugo Chávez enfrenta um processo de tratamento de um cancro, após uma operação a que foi submetido, em Cuba, para extração do tumor. Num comunicado transmitido no canal público, recentemente, o líder venezuelano revelou que as “as perspetivas de cura total são boas”, mas disse também que a caminhada será longa. Estas palavras contrariam a ‘sentença’ dos médico que, segundo o Wikileaks, lhe foi apresentada em junho.

Em destaque

Subir