Tecnologia

Yahoo quer obrigar Facebook a pagar patentes

yahoo_1Patentes, uma palavra cada vez mais ouvida sobretudo quando se fala de tecnologia. A guerra é grande, o topo do mundo é sempre o mais desejado por grande parte das empresas. Depois de Apple, Google, Motorola Mobility, entrou outras, chegou agora a vez das plataformas online.

Em causa estão dois sites mundialmente conhecidos, o Yahoo e o Facebook. Em causa, está uma suposta utilização indevida da plataforma criada por Mark Zuckerberg.

A Yahoo quer obrigar a rede social a pagar pela utilização de algumas ferramentas, entre as quais, o famoso feed de notícias, o sistema de mensagens, o sistema de anúncios e mesmo o sistema que faz o controlo de privacidade dos utilizadores. A empresa norte-americana terá estas patentes registadas, e pretende agora proteger a sua propriedade industrial, obrigando o Facebook a pagar para utilizar algumas funcionalidade que são conhecidas por milhões em todo o mundo.

Contudo, e para já, a Yahoo pretende ir a bem, ou seja, diz até que já reuniu com o Facebook para tentar encontrar uma solução boa para ambas as empresas, embora não torne para já publico o resultado final do encontro. Contudo, caso a rede social de Mark Zuckerberg não aceite as condições propostas, é de equacionar a ida para os tribunais.

Este caso está a ser entendido por alguma imprensa como uma autêntica traição por parte da Yahoo. Tudo porque, em dezembro passado, uma integração do conhecido site com o Facebook fez triplicar o número de utilizadores do Yahoo. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir