Tecnologia

Anonymous: Quatro hackers detidos em Espanha

anonymous_1Autoridades do país vizinho colocaram termo a ações levadas a cabo por quatro pessoas ligadas ao Anonymous, grupo pirata mundialmente conhecido. Dois deles encontram-se detidos enquanto um foi já libertado sob o pagamento de uma caução. O outro, por ser menor, foi entregue à guarda dos seus pais.

O grupo Anonymous sofreu esta terça-feira um revés nas suas aspirações em Espanha. Ao todo foram quatro pessoas detidas pela polícia no país vizinho, numa operação coordenada pela Interpol.

Os quatro piratas informáticos têm avançados conhecimentos informáticos e eram alegadamente responsáveis por alguns ataques levados a cabo em Espanha, nomeadamente a alguns sites governamentais e a algumas grandes empresas espanholas.

As autoridades prenderam cerca de duas dezenas de computadores e alguns periféricos, como discos rígidos, entre outros. A operação que levou à detenção dos quatro membros com ligações ao Anonymous ocorreu em três zonas distintas, Pontevedra, Málaga e a capital Madrid.

Após as detenções, o juiz ordenou a prisão preventiva de dois dos piratas informáticos. Um saiu sob o pagamento de uma caução e outro, por ser ainda menor de idade, foi entregue à guarda dos pais, que alegadamente desconheciam a atividade criminosa do filho.

Entre outros serviços para o grupo Anonymous, estes quatro jovens seriam responsáveis pela gestão de alguns servidores instalados na República Checa e na Bulgária, avança o Público. Os mesmos serviriam para proteger as comunicações entre os hackers, fazendo desta forma para que não fossem detetados os seus países de origem pelas autoridades a nível mundial. Os servidores em questão já foram entretanto encerrados.

Esta operação da Interpol fez também com que as autoridades chegassem a mais de 20 hackers instalados noutros países como Chile, Argentina e Colômbia, mas ao que tudo indica está apenas no começo.

Como já tem sido frequente, as autoridades esperam agora um contra-ataque por parte do Anonymous. Se até aqui bastava muito pouco para o conhecido grupo entrar em ação, com a detenção de alguns dos seus membros avizinha-se provavelmente agora um ataque ainda maior como resposta.

Recentemente surgiram também rumores que o grupo Anonymous estaria a preparar um ataque à Internet à escala mundial, em protesto contra a lei SOPA e ACTA. Chegou mesmo a falar-se num apagão geral para dia 31 de março (saiba mais aqui), algo que a conhecida organização de hackers veio já desmentir.

Em destaque

Subir