Cultura

Whitney Houston: Funeral marcado para o meio-dia de sábado

whitney_houston2O funeral de Whitney Houston foi marcado para o meio-dia do próximo sábado, no New Hope Baptist Church, em Newark, Nova Jérsia. Trata-se de um regresso às origens: a cerimónia decorre precisamente onde a cantora começou a cantar em público.

Depois da autópsia, o corpo de Whitney Houston foi transportado para Newark, Nova Jérsia, onde decorre o funeral, no próximo sábado, com cerimónia na igreja onde a cantora se estreou, ainda em criança.

Houston nasceu precisamente em Newark e foi criada perto da igreja onde será celebrada uma missa em sua memória, durante o funeral. Começou a cantar no coro da New Hope Baptist Church, que contou com as vozes da sua mãe e do seu primo.

Segundo o site TMZ, que acompanha a vida das celebridades, a mãe de Houston pretendia que o funeral decorresse em Atlanta, local de boas recordações para a cantora. Mas será na igreja que marca a sua infância que decorre o funeral de Whitney Houston, por vontade dos restantes elementos da família.

A mãe de Whitney Houston revela que, “tal como Michael Jackson não queria ser enterrado em Neverland, Whitney não pretendia ser enterrada em Nova Jérsia”.

Entretanto, decorrem exames toxicológicos que têm como objetivo determinar a causa da morte da norte-americana. A autópsia não foi conclusiva e alguns peritos defendem que, dadas as circunstâncias, há o perigo de persistirem dúvidas que nenhum exame possa esclarecer.

Certo é que não há indícios de crime. Whitney Houston foi encontrada submersa, na banheira, mas essa terá sido a consequência da sua morte, e não a sua causa.

Há suspeitas de overdose, por álcool ou comprimidos (o site que acompanha a vida das celebridades aponta essa causa de morte), mas os médicos-legistas que realizaram a autópsia não o confirmam. E a polícia de Beverly Hills também prefere adiar a divulgação de qualquer informação oficial.

O site TMZ avança com relatos de familiares de Whitney Houston. O corpo da cantora terá sido descoberto pela tia. Houve uma tentativa de reanimação, mas infrutífera. O óbito de Whitney Houston foi declarado no sábado às 15h55 locais (23h55 em Lisboa).

A polícia de Beverly Hills não encontrou indícios de um crime. “Não havia sinais de intenção criminosa”, referiu o tenente Mark Rosen, citado no Los Angeles Times. Não são conhecidas as causas da morte da artista mais premiada de todos os tempos.

Whitney Houston nasceu em Newark, a 9 de agosto de 1963, na cidade de Los Angeles. Depois de uma carreira de sucesso, tornando-se a artista mais premiada de sempre, segundo o livro de recordes Guiness, Whitney perde a vida, com a dependência da cocaína e outras drogas a travar a sua ascensão no mundo da música.

Whitney Houston distinguiu-se com a sua voz única, a cantar pop e gospel. Também se celebrizou como atriz e modelo. Entre a longa lista de galardões que a cantora norte-americana arrecadou constam dois Emmy Awards, seis Grammy, 30 Billboard Music Awards e 22 American Music Awards. No total, a diva colecionou 415 prémios, conquistados até ao ano de 2010. Vendeu mais de 200 milhões cópias de álbuns, em todo o mundo

Em destaque

Subir