Tecnologia

Estados Unidos e Europa aprovam compra da Motorola Mobility pela Google

motorola_1É mais um negócio de muitos milhões a envolver duas gigantes ligadas às Tecnologias de Informação. Ao todo, são cerca de 12,5 mil milhões de dólares que a detentora do maior motor de busca do mundo vai despender para comprar a companhia de telecomunicações. Falta apenas o ‘sim’ vindo da China.

Comissão Europeia e Estados Unidos acabam de dar autorização à Google para comprar a Motorola Mobility, empresa norte-americana ligada à área das telecomunicações móveis.

O negócio envolve mais de 12,5 mil milhões de dólares e para que avance está apenas em falta a aprovação vinda da China, o que os analistas acreditam que deverá acontecer ainda no decorrer desta semana.

Contudo, a Google não poderá fazer o que bem entender com as patentes, é esta a ideia que a Comissão Europeia quis também passar na hora de dar o abalo. Bruxelas deixou mesmo um aviso: “Vamos ficar atentos”, sublinhou Joaquin Almunia, comissário da CE.

No comunicado oficial divulgado esta segunda feira, o organismo afirma que não detetou qualquer problema para a fusão das duas empresas, nomeadamente em questões de concorrência nos mercados dos smartphones e dos tablets.

A ‘jogada’ por parte da gigante da Internet é clara, adquirir com a compra as mais de 17 mil patentes que a Motorola detém na área da mobilidade e proteger desta forma cada vez mais o sistema operativo Android, dando assim um grande passo na ‘guerra das patentes’ com a Apple.

A Motorola Mobility é uma subsidiária da Motorola que atua nos mercados da mobilidade. A mesma atravessa atualmente grandes dificuldades financeiras tendo sido obrigada, em outubro do ano passado, a despedir 800 funcionários. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir