Velocidade

WEC: Pedro Lamy e Rui Águas sobem ao pódio em Xangai

PedroLamyXangai 2PedroLamyXangai 600Pedro Lamy e Rui Águas subiram ao pódio nas 6 Horas de Xangai, penúltima prova do Campeonato do Mundo de Resistência que este sábado se disputou no circuito internacional da capital económica da China.

O piloto português da Aston Martin, que arrancou para a corrida da segunda posição entre os GTE Pro, terminou em idêntica posição na categoria, depois de ter realizado os primeiros turnos de condução do Vantage V8 n.º 99 que dividiu com Bruno Senna e Richie Stanaway.

Lamy esteve em pista na fase mais complicada da prova, quando os Ferrari 458 Italia da AF Corse aproveitaram os pneus macios que tinham montado para levar a melhor sobre o piloto português e sobre os dois Porsche 997 GT3 RSR da Manthey Racing.

Depois, quando o ‘calçado’ dos carros italianos se degradou Pedro Lamy, regressou à posição de perseguidor do Aston Martin n.º 97, que Darren Turner e Stefan Mucke levariam à vitória em GTE Pro. Com o piloto português a fazer uma grande ultrapassagem a Kamui Kobayashi.

Stanaway e Bruno Senna nos turnos seguintes confirmariam a segunda posição do Aston Martin n.º 99, com o brasileiro a conseguir inclusivamente ‘colar-se’ à traseira do Vantage de Turner, só não o ultrapassando para permitir que o britânico e Mucke pudessem garantir o título da categoria.

“Foi um bom resultado, apesar da concorrência ser muito forte. A equipa voltou a estar ao mais alto nível, dominando tanto nos treinos como na corrida. Conseguimos uma fantástica dobradinha para a Aston Martin Racing. Foi um fim-de-semana bastante produtivo para a equipa”, referiu Pedro Lamy após a corrida.

RuiAguasXangai 600

Já Rui Águas ‘brilhou’ na categoria GTE Am, onde pilotos profissionais se misturam com os amadores, ao obter uma excelente vitória a bordo do Ferrari 458 Italia da 8Star Motorsports, que partilhou com ‘Enzo’ Potolicchio e Davide Rigon.

O pioto algarvio iniciou a prova da terceira posição na categoria, mas imprimiu um excelente andamento desde o começo, o que, somando com os bons turnos realizados pelo italiano Rigon se traduziram no triunfo final, após levarem a melhor no duelo que os opôs ao Porsche 997 GT3 RSR da IMSA Matmut e tirando partido também dos problemas sentidos pelo Aston Martin n.º 95.

“Acho que Enzo e Davide fizeram um trabalho incrível. Estou muito feliz por fazer parte da 8Star. A equipa fez uns ‘pit stops’ fantásticos. Tudo funcionou bem. E por isso estou ansioso pela próxima corrida. Espero que no Bahrain possamos ter novo êxito e lutar pelo título”, referiu Rui Águas no final da prova.

Em destaque

Subir