Velocidade

WEC: Audi soma uma vitória mais difícil em Austin

KristensenDuvalMcNishAustin210KristensenDuvalMcNishAustinA Audi somou mais uma vitória no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), e mais uma vez com o R18 n.º 2 de Loic Duval, Tom Kristensen e Allan McNish. Nas 6 Horas de Austin, que este domingo se disputaram no traçado texano, a tripla da marca alemã bateu o Toyota de Anthony Davidson, Sebastian Buemi e Stéphane Sarrazin.

Mas foi um triunfo bem suado para tripla da Audi, uma vez que desta feita a rival japonesa protagonizou bastante mais oposição do que em Interlagos e, mais importante do que isso, terminou num não muito distante segundo lugar, já que menos de meio minuto separou os dois primeiros classificados.

A prova ficou parcialmente sentenciada quando os campeões do Mundo em título, Marcel Fassler, Benoit Trelyuer e Andre Lotterer, se envolveram numa colisão com um Porsche da categoria GTE. Depois uma passagem pela via das boxes afastou a tripla do Audi n.º 1 da discussão pelo triunfo.

A partir desse momento assistiu a um jogo do ‘rato e do gato’, com os homens do Toyota a protagonizarem uma sensacional perseguição aos vencedores, com Davidson Sarrazin e Buemi a terminarem a corrida a pouco mais de 23 segundos de Duval, Kristensen e McNish.

Na segunda categoria dos prototótipos (LMP2), a G-Force somou novo êxito, com Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway a imporem o Oreca negro ao carro idêntico da Pecom Racing, entregue a Luis Perez-Companc, Micolas Minassian e a Pierre Kaffer.

PedroLamyAustinQuanto a Pedro Lamy a sua participação terminou quando um problema de suspensão no Aston Martin n.º 98 ditou o abandono. Isto depois do piloto português ter chegado a rodar na quarta posição da categoria GTE Pro, e do seu companheiro de equipa Richie Stanaway ter tido problemas com o acelerador do carro.

Mesmo assim a marca britânica venceu a classe, através de Bruno Senna e Fred Makowiecki, juntando essa vitória à conseguida na categoria GTE Am, onde Rui Águas obteve a quarta posição, depois de ter chegado a liderar.

Classificação

1º Kristensen/Duval/McNish (Audi) 187 voltas
2.º Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota) + 23,617s
3.º Lotterer/Tréluyer/Fässler (Audi) + 1 volta
4.º Prost/Heidfeld/Beche (Lola-Toyota) + 4 voltas
5.º Rusinov/Martin/Conway (Oreca-Nissan) + 9 voltas
6.º Pérez Companc/Minassian/Kaffer (Oreca-Nissan) + 10 voltas
7.º Holzer/Kraihamer/Charouz (Lotus-Praga) + 13 voltas
8.º Graves/Walker/Junco (Oreca-Nissan) + 14 voltas
9.º Zugel/Dyson/Kimber-Smith (Zytek-Nissan) a+15 voltas
10.º Pla/Hansson/Brundle (Morgan-Nissan) + 15 voltas

Em destaque

Subir