Mundo

Merkel muito próxima da histórica maioria de Adenauer

angela merkel 1Angela Merkel conseguiu uma grande vitória na Alemanha, que foi a votos neste domingo. Os democratas-cristãos alcançaram 41,4 por cento dos votos, muito perto da maioria absoluta, algo que não sucede naquele país desde 1957, feito de Konrad Adenauer.

Os democratas-cristãos, liderados por Angela Merkel, conseguiram uma retumbante vitória nas eleições de ontem, com a chanceler a reforçar a votação de 2009. Este é o melhor resultado da CDU desde a reunificação alemã, mas Merkel quase alcançava uma histórica maioria, que não se verifica no país desde 1957.

Em segundo lugar, de acordo com os resultados apurados, foram os sociais-democratas do SPD, que não foram além dos 25,7 por cento, muito perto do que previam as sondagens.

Já o FDP, partido com quem Merkel estava coligada, perdeu força, quedando-se pelos 4,5 por cento, o que deixa o partido à porta do Bundestag – a primeira vez desde que foi fundado, no ano de 1949.

Perante estes resultados, resta saber com que partido Angela Merkel e a CDU vão coligar-se, para conseguir maioria no parlamento. O SPD (subiu 2,7 por cento) e os Verdes (subiram 2,3 pontos) são as duas opções em cima da mesa.

Outro resultado a reter destas eleições na Alemanha é a derrota em toda a linha do para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita que é contra o projeto europeu. Com 4,7 por cento, o AfD fica fora do parlamento.

Em destaque

Subir