Economia

Wall Street fecha sessão com recordes dos seus índices mais emblemáticos

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta ligeira, pela quinta sessão consecutiva, o que bastou para o estabelecimento de novos recordes dos índices, com o horizonte de fim de ano a parecer desanuviado.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,11 por cento, para os 28.267,16 pontos.

O tecnológico Nasdaq progrediu 0,10 por cento, para as 8.823,36 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,03 por cento, para as 3.192,52.

“O nevoeiro dissipou-se por completo”, opinou Maris Ogg, gestora de investimentos na Tower Bridge Advisors.

Depois do entendimento alcançado por chineses e norte-americanos e das eleições legislativas no Reino Unido, “existem agora mais certezas na frente comercial e quanto ao Brexit”, realçou.

“Voltamos a ter uma curva [de rendimento] onde as taxas de longo prazo são superiores às de curto prazo e políticas monetárias acomodatícias que permitiram a várias economias relançarem-se”, acrescentou.

Para mais, os resultados das empresas devem facilmente subir em 2020, dada a estagnação dos lucros verificada este ano.

Bem entendido que os índices bolsistas já subiram de forma acentuada desde o início do ano, 21 por cento no caso do Dow Jones e 33 por cento no do Nasdaq.

Mas, perante rendimentos de 01 por cento ou menos no mercado obrigacionista, “o mercado das ações continua claramente um destino de escolha para os investidores”, estimou Ogg.

Os índices também foram apoiados por estatísticas sobre a economia norte-americana consideradas encorajadoras pelos investidores.

Na frente do imobiliário, a construção de casas aumentou mais do que previsto em novembro (3,2 por cento), enquanto a concessão de licenças para construção atingiu um novo máximo desde maio de 2007.

Já a produção industrial nos EUA aumentou em novembro mais do que esperado (1,1 por cento), com o regresso às cadeias de montagem dos empregados da General Motors, depois de uma greve longa de cinco semanas.

Em destaque

Subir