Cultura

Vodafone Mexefest: Gisela João e RAC juntam-se ao cartaz

vodafone mexe 1À medida que corre o relógio nos dias do calendário para o Vodafone Mexefest, correm também as novidades para a sexta edição do Festival que agita a Avenida da Liberdade, nos dias 29 e 30 de novembro, com um cartaz rico na qualidade e diversidade.

Dela, todos dizem maravilhas. E entre muitos e elogiosos epítetos, que é a ‘fadista mais rock’n’roll’. É-o, pelo jeito e desassombramento. Gisela João, mulher do Norte e do momento, dona de uma voz única e poderosa, vem ao Vodafone Mexefest para provar do que mais o fado é feito.

De Barcelos para o Porto, e com uma projeção internacional invejável, chega-nos André Allen Anjos, também conhecido na música por RAC.

Do outro lado do Atlântico, pelos Estados Unidos, carimbou dezenas de pedidos de remisturas e tem já mais de 200 produções sobre originais. Para além de reinventar, também compõe temas próprios, quatro deles encontram-se editados no ep ‘Don’t Talk To’.

Invadiu as rádios e pistas de dança de todo o mundo com o tema ‘Let go’ em que conta com a preciosa colaboração de Kele, vocalista dos Bloc Party.

Para o BES Arte & Finança, espaço onde a cultura nas suas mais variadas facetas tem merecido destaque, e que volta agora ao convívio dos presentes no festival, confirmam-se quatro nomes: Olivier Libaux Uncovered QOTSA, Nástio Mosquito e Octa Push, que se juntam nesta sala aos já anunciados Cícero, MoMo e Wado (Brasil D’Agora).

Olivier Libaux sacudiu o punk e a new-wave de alguns clássicos transformando-os em canções pop ao serviço dos Nouvelle Vague. A meias com Marc Collin, Libaux reinventou originais de outros para formatos improváveis.

A senda continua, e Olivier Libaux vem ao Vodafone Mexefest apresentar o último trabalho, ‘Uncovered Queens Of The Stone Age’, que, como o título indica, baloiça arranjos aventureiros às canções fortes e eléctricas dos QOTSA.

Do Huambo, Angola, um dos artistas africanos mais interessantes da actualidade: Nástio Mosquito. Homem de muitas artes, com a música agita os sentidos, estremecendo consciências e convenções.

Poeta, artista plástico e mestre de outros dons, vem como músico ao Vodafone Mexefest, apresentar o seu último e brilhante trabalho, ‘Se Eu Fosse Angolano’.

Da capital lusa, os irmãos Octa Push. Estrearam-se em 2013 com o longa duração ‘Oito’, disco com reconhecimento à escala europeia e que os ancorou no panteão dos que não enganam. Por aí roda o contagiante ‘Françoise Hardy’, com a voz de Klimovitsky, dos Youthless. Esta e muitas mais banhadas de mil e um géneros para dançar.

Já confirmados

Autre Ne Veut; Cícero, MoMo e Wado; Daughter; Discotexas Picnic Live – Da Chick, Mirror People, Moullinex, Mr. Mitsuhirato, Xinobi; Haruko; Gisela João; Glasser; John Grant; La Yegros; The Legendary Tigerman; Márcia convida Samuel Úria e António Zambujo; Moonface; Nástio Mosquito; Octa Push; Oh Land; Olivier Libaux Uncovered QOTSA; peixe : avião; Savages; RAC; SILVA; Tropics; Woodkid.

Em destaque

Subir