Cultura

Vodafone Mexefest: Erlend Øye confirmado no cartaz do festival

super rockErlend ÿye{loadposition inline}No calendário, os dias para o Vodafone Mexefest começam a ser poucos e por isso a ansiedade avança galopante. Mais confirmações e outras novidades para a edição deste ano do festival que agita a Avenida da Liberdade.

Da Noruega, o simpático e cada vez mais latino, Erlend Øye. A solo, em formato The Whitest Boy Alive ou com os Kings Of Convenience, editou uma tempestade bem-vinda de grandes canções onde a eletrónica, mas sobretudo a pop, foram os elementos bradados com excelência e muita luz.

Frenético, Øye é sinónimo de movimento (componente muito viva nas suas composições), deambulando e vivendo em vários países europeus como quem precisa de renovar-se de oxigénio.

Nasceu em Bergen, mas já morou em Londres, Manchester e Berlim. Agora assentou arraiais em Siracusa, Sicília, Itália. Lá vive dias felizes. Prepara-se para editar um álbum mas, em avanço, lançou no passado verão o saltitante single (com o nome do LP), ‘La Prima Estate’.

O tema, viciante, é influenciado pela música italiana dos anos 60 e 70 e, claro, poderá ser ouvido, entre muitos outros, na edição de 2013 do Vodafone Mexefest.

Sempre com a música como pano de fundo, a tecnologia anda de mãos dadas com o Festival. Assim, novidades para esta edição serão os Vodafone Smart Concerts. Através de uma funcionalidade de reconhecimento de imagem (em realidade aumentada), disponível na aplicação do Festival, vai ser possível assistir a desempenhos inéditos de um artista/banda do cartaz.

Também as Vodafone Music Sessions apresentam concertos-surpresa em recintos fechados. Estes concertos ao vivo serão partilhados no dia seguinte no YouTube Vodafone FM e no Facebook Vodafone Música e Vodafone Mexefest.

De regresso estão também os Vodafone Shuttles para garantir o transporte do público entre as salas do Festival, assim como o Vodafone Bus – um dos palcos de maior sucesso das edições anteriores – que assegura viagens ao som de novos artistas na cena nacional. Para aquecer o ambiente, os Momentos Vodafone oferecerão chocolate quente em diferentes pontos da baixa lisboeta.

Para ajudar o público a saltar de sala em sala, a Vodafone volta a disponibilizar uma aplicação (iOS e Android), com integração com o Facebook, onde se podem consultar as principais notícias e o cartaz de espectáculos (com filtro por data, sala e artista), criar uma agenda de concertos personalizada, aceder a informações úteis sobre o Festival (incluindo a localização e a lotação das salas em tempo real) e comentar os diferentes concertos.

Como habitualmente, o estúdio móvel da Vodafone FM estará na Avenida da Liberdade, junto ao Cinema São Jorge, para transmitir em primeira mão entrevistas e conteúdos exclusivos das bandas que compõem o cartaz do Vodafone Mexefest.

Já confirmados

Autre Ne Veut; Cícero, MoMo e Wado; Daughter; Discotexas Picnic Live – Da Chick, Mirror People, Moullinex, Mr. Mitsuhirato, Xinobi; Erlend Øye; Haruko; Gisela João; Glasser; John Grant; La Yegros; The Legendary Tigerman; Márcia convida Samuel Úria e António Zambujo; Moonface; Nástio Mosquito; Octa Push; Oh Land; Olivier Libaux Uncovered QOTSA; peixe : avião; Savages; RAC; SILVA; Tropics; Woodkid.

Em destaque

Subir