Tecnologia

Microsoft desenvolve auscultadores que escolhem músicas adequadas ao humor do usuário

headphoneheadphone 600Microsoft Research está a desenvolver auscultadores que detetam o humor e selecionam a música certa para esse estado de espírito do utilizador. O projeto, chamado “Septimu”, baseia-se no princípio de colocar o corpo ao serviço da tecnologia, para que esta possa responder de forma adequada.

Está tenso? Uma música calma pode ajudar. Está alegre? Uma música a condizer pode reforçar esse estado. Está a praticar exercício físico? Talvez um som ritmado possa dar uma ajuda.

Todos estes princípios parecem inquestionáveis, mas criar um auscultador que proceda a todas as escolhas de músicas de forma automática está em vias de passar de ficção à realidade, graças a um projeto que a Microsoft Research está a desenvolver.

Chama-se “Septimu”, reúne uma equipa de cientistas e consiste na monitorização dos sinais vitais – desde batimento cardíaco, temperatura do corpo, entre outros –, que são reflexo de sintomas, problemas de saúde, ou estados de espírito.

Estes auscultadores estão equipados com sensores, acelerómetros, giroscópios e termómetros, capazes de fazer um ‘raio-X’ ao corpo do ouvinte, para perceber que tipo de música ele precisa.

Do projeto, que está em fase de testes, faz parte uma aplicação para smartphone: o Musical Heart [Coração Musical], que foi criado por investigadores da Universidade de Virgínia, nos EUA.

E é esta aplicação que permite ligar os dados recolhidos por todas as ferramentas de avaliação corporal às músicas disponíveis.

Estes auscultadores resultam de um princípio: colocar o corpo ao serviço da tecnologia, para que esta possa responder de forma adequada. Outros projetos semelhantes já foram desenvolvidos, na área de segurança, por exemplo.

Em Toronto, no Canadá, foi criado um sistema biométrico que permite transformar um batimento cardíaco numa espécie de impressão digital, capaz de desbloquear um telemóvel. É a ciência a desbravar caminhos ilimitados.

Em destaque

Subir