Economia

Vítor Gaspar anuncia recapitalização da Caixa, BPI e BCP

vitor_gaspar3O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou hoje uma recapitalização significativa nos três maiores bancos portugueses, Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP.

Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o ministro das Finanças anunciou a injeção significativa dos três maiores bancos português, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP, através do acordo do resgate financeiro português.

A Caixa Geral verá o seu capital aumentado em 1,65 mil milhões de euros em capital legível como Core Tier 1; o BCP em 3,5 mil milhões de capital legível como Core Tier 1 e o BPI em 1,5 mil milhões de euros, todos ao abrigo do BSSF, a linha de recapitalização da banca portuguesa, no valor de 12 milhões de euros, conforme o resgate financeiro a Portugal.

A tutela certifica desta forma, que cada um dos bancos irá exceder os requisitos de capital, demandados pela autoridade bancária europeia, os quais entrarão em vigor no final deste mês.

O comunicado afirma ainda que “os bancos participantes irão estar entre os bancos mais bem capitalizados da Europa”.

“Estarão assim bem posicionados para continuar a assegurar o acesso ao crédito pelos setores produtivos e de bens transacionáveis da economia portuguesa”, conforme consta no referido comunicado.

No total,  serão mais de 6,6 mil milhões de euros que o Estado irá injetar nestes bancos, incluindo cerca de 5 mil milhões de euros da linha de recapitalização da banca.

Vítor Gaspar anunciou ainda que o “Estado está preparado para apoiar quaisquer outros bancos que preencham os requisitos do BSSF e analisará os respetivos planos de recapitalização que venham a ser apresentados”.

Em destaque

Subir