Tecnologia

Vírus: Kaspersky descobre um dos maiores malwares da história da informática

computador_dedos_tecladoDescoberta foi feita quando a empresa russa tentava encontrar outra ameaça. Segundo os responsáveis, o ‘worm’ apelidado de ‘Flame’ é 20 vezes mais poderoso que o Stuxnet, que em 2011 afetou o programa nuclear do Irão.

A Kaspersky, empresa russa especializada em segurança informática, acredita ter encontrado um malware que pode em breve vir a ser classificado como um dos piores da história, se não mesmo o pior.

O ‘Flame’, como foi já apelidado, foi descoberto no Irão pelos responsáveis russos quando estes tentavam detetar outro tipo de ameaça. Para já, a companhia russa recusa-se a afirmar quem estará por detrás da criação deste vírus, pese embora o governo do iraniano seja para já o principal suspeito.

Basicamente, o que o ‘Flame’ faz é o que muitos outros ‘worms’ fazem. Após conseguir penetrar num sistema, recolhe várias informações e envia-as para outros locais. Este tem no entanto a capacidade de ler e recolher dados de maior dimensão, casos de ficheiros de som e vídeo, que podem ser gravados sem que o utilizador se aperceba e enviados para espionagem.

Ainda segundos os responsáveis da Kaspersky, o ‘Flame’ é 20 vezes maior que o ‘Stuxnet’, que infetou milhares de computadores em 2011 e chegou a colocar em causa o programa nuclear do Irão, que acusou na altura os Estados Unidos da criação do vírus. Saiba mais aqui.

“A ameaça encontrada é superior de todas as outras detetadas até à data”, refere e companhia em comunicado. A Karpersky acredita ainda que o ‘Flame’ estaria ativo há cerca de cinco anos.

Em destaque

Subir