Tecnologia

Vírus informático prepara-se para cortar Internet a mais de 300 mil utilizadores

internet_2O alerta é dado pelo FBI, que tem tentado a todo o custo avisar o máximo de utilizadores possível para a quebra que aí vem. Problema foi detetado no ano passado e autoridades norte-americanas preparam-se para desligar as tecnologias de proteção.

O vírus foi detetado o ano passado. A partir de um esquema fraudulento na Internet, piratas informáticos conseguiram infetar mais de 300 mil máquinas espalhadas pelo mundo Inteiro, lucrando vários milhões de dólares com esquemas publicitários. A ameaça foi detetada a tempo de evitar males maiores, com o FBI a criar um sistema de segurança para fazer frente à infeção.

Na verdade, os investigadores conseguiram colocar um ponto final na fraude informática, mas as ações desta mesma ainda hoje se fazem sentir.

Contudo, sabe-se agora que esse mesmo sistema de proteção vai ser desligado na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, devido aos elevados valores que custa, pelo que poderá haver quebras nas ligações à Internet em milhares de computadores.

O vírus é considerado um malware e foi já identificado com o nome DNSChanger. O FBI disponibiliza aos utilizadores um site onde contém toda a informação acerca da ameaça, assim como explicações sobre como remover este vírus.

As autoridades norte-americanas desconfiam que grande parte dos utilizadores que têm os seus computadores infetados, não o sabem, pelo que só o poderão saber na próxima segunda-feira.

Pela quantidade de máquinas infetadas, é impossível que os investigadores saibam especificamente em que países o vírus está mais presente. Pelo sim pelo não, o melhor é consultar a informação. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir