Cultura

Vila do Conde recebe ‘Circular Festival de Artes Performativas’

Sétima edição do Circular Festival de Artes Performativas decorre em Vila do Conde, de 24 de setembro a 1 de outubro de 2011. Dança, teatro, música e artes plásticas sobem ao mesmo palco.

Numa edição marcada pelas estreias absolutas ou nacionais, o Circular apresenta várias propostas que atravessam diferentes linguagens artísticas, como a dança contemporânea, a performance, as artes plásticas, o teatro e a música.

No primeiro fim de semana do Circular, destaques para a inauguração da exposição ‘Wall Against the Sea’ de Alexandre Estrela, uma parceria com o projeto Estaleiro da Curtas Metragens CRL, numa encomenda da sétima edição do Festival. A inauguração decorre a 24 de setembro, às 18h00, na Solar Galeria de Arte Cinemática e contará com a presença do artista.

Na área da dança contemporânea, é apresentada em estreia nacional a 24 de setembro, Sábado, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a peça ‘(M)IMOSA – Twenty Looks or Paris is Burning at the Judson Church (M)’, uma colaboração coreográfica entre Cecilia Bengolea, François Chaignaud, Trajal Harrell e Marlene Monteiro Freitas. Trata-se da primeira vez que esta peça sobe aos palcos nacionais.

No dia 25 de setembro, às 17h00, decorre a apresentação da peça ‘Improvisação a partir de In C de Terry Riley’, no âmbito do Ciclo ‘Improvisações/Colaborações’, programado pela Fundação de Serralves e integrado no Programa do Circular Festival de Artes Performativas, em resultado da parceria com a Circular Associação Cultural e a Câmara de Vila do Conde.

A performance decorrerá no Centro de Memória, onde o público será convidado a trazer o seu piquenique para o parque. Trata-se de um projeto com direção Musical de Miquel Bernat, improvisação de movimento de Mark Tompkins, interpretação musical dos Drumming GP e ainda improvisação de movimento/bailarinos de Elizabete Francisca, Frans Poelstra, Mariana Tengner, Sofia Dias, Vera Mantero e Vítor Roriz.

O programa prossegue com a apresentação de três propostas em estreia absoluta. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, às 19h00, no Auditório Municipal de Vila do Conde e Terreno Anexo ao Convento de Santa Clara, Francisco Tropa e Laurent Pichaud apresentam ‘Literal’, o resultado de uma colaboração artística iniciada há um ano a convite do festival e desenvolvida em residência artística.

No dia 30 de setembro, às 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde, é apresentada a peça ‘War of Fictions’, um trabalho colaborativo de Sidney Leoni e Luís Miguel Félix. A fechar, a jovem coreógrafa e performer Mariana Tengner Barros apresenta o seu mais recente trabalho ‘The Trap’, a 1 de outubro, 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Os bilhetes custam entre 7,5 euros (normal) e cinco euros (desconto para menores de 30 anos, maiores de 65 e desempregados). O bilhete para o espetáculo ‘(M)IMOSA’ tem preço único de 10 euros.

Em destaque

Subir