Insólito

Vietnamitas vendiam frango que estava fora do prazo desde 1967

frango apreendidofrango apreendido china 510Há 46 anos fora de prazo, diversos pedaços de frango foram apreendidos em Nanning, na China. As autoridades de saúde chinesas desmantelaram uma rede vietnamita que se dedicava à venda de carnes e outros produtos impróprios para consumo. Vinte toneladas de carnes e pernas de frango que deveriam ter sido consumidos em 1967 estavam prontos para entrar no mercado…

Uma operação das autoridades alimentares da China permitiu o desmantelamento de uma rede de venda de carnes impróprias para consumo. Após buscas realizadas em Nanning, cidade localizada a sul da China, foram encontradas 20 toneladas de frango com prazo de validade da década de 60.

A rede adquiria a carne fora de prazo e recolocava-a no mercado. Todas as carnes apreendidas estavam impróprias para consumo e colocavam em risco a saúde humana. Alguns pedaços de carne tinham como limite para o seu consumo o ano de 1967, de acordo com esta investigação.

Esta rede tem origem vietnamita e recorria a alguns truques para evitar a decomposição das carnes e do frango. Os responsáveis pelo negócio ilícito recorriam a peróxido de hidrogénio, entre outros produtos químicos, que eliminavam as bactérias da carne e mantinham a aparência dos frangos.

Além de apresentarem prazo esgotado, as carnes estavam armazenadas sem condições mínimas de higiene. As autoridades chinesas não escondem a surpresa pelas descobertas, sobretudo quando encontram frangos com prazo esgotado há quase 50 anos…

A China continua a sua luta contra as ilegalidades cometidas por parte do setor da restauração. E este não é o primeiro caso de atropelos graves. Recentemente, outra investigação levou à apreensão de carne de rato, vendida nos diversos restaurantes de Xangai como se de borrego se tratasse.

Em destaque

Subir