Nas Notícias

Vídeos do sismo no Chile, com magnitude de 8.2, fazem tremer a internet

sismo chile Várias câmaras de videovigilância captaram o momento em que um violento sismo abanou o Chile, há poucas horas. Os registos estão a ser partilhados na internet, como acontece com estas imagens de um bar onde se sentiu o tremor de terra com magnitude de 8.2 na escala de Richter.

O Chile foi abalado, esta noite, por um violento sismo que atingiu uma magnitude de 8.2 na escala de Richter e pelas consequentes réplicas: foram registadas mais de 20, algumas com uma intensidade superior a 5.0, na mesma escala.

O balanço, após as primeiras horas, aponta para a existência de cinco mortos, quatro homens e uma mulher que sofreram ataques cardíacos ou que ficaram esmagadas pelos escombros de um muro.

A violência do tremor de terra continua a gerar ‘réplicas’ na internet. Vários vídeos, registados com câmaras de vigilância, estão a ser partilhados em sites e em redes sociais, mostrando ao mundo o que aconteceu no Chile nas últimas horas.

É o caso destas imagens, na qual são visíveis os clientes de um restaurante a correrem para o balcão, onde se seguraram enquanto o chão tremia.

Outro vídeo que está a ser muito partilhado foi registado num prédio de escritórios. Os funcionários deixam as secretárias em direção a um refúgio enquanto dossiês e outros materiais vão caindo das mesas e das estantes.

O sismo teve também impacto na costa chilena. Na mesma altura em que as autoridades emitiram o alerta de tremor de terra, avisaram ainda para a iminência de um tsunami.

Quando as ondas atingiram a costa apresentavam uma altura de dois metros superior ao normal, o que provocou várias inundações.

Em Iquique, algumas casas ruíram e foram registados alguns deslizamentos de terras.

No norte do país foi decretado o estado de catástrofe natural e a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, já anunciou que vai visitar a região.

Há ainda um número crescente de alertas, divulgados nas redes sociais, para o desaparecimento de crianças nos momentos do sismo e das réplicas que se seguiram. Esses apelos referem que as crianças perdidas devem ser levadas até à polícia ou às forças militares.

Em zonas próximas, nomeadamente no Perú e na Bolívia, também foram sentidos os efeitos do tremor de terra, embora com menos gravidade.

https://www.youtube.com/watch?v=NYD7M4jdhlA

Em destaque

Subir