Mundo

MH370: Peter Jackson, do “Senhor dos Anéis”, empresta avião para as buscas

peter jackson 210mh370Peter Jackson, o realizador da saga “O Senhor dos Anéis”, emprestou o jato privado para ajudar nas operações de busca do avião desaparecido da Malaysian Airlines. A poucos dias da caixas negra se desligar, as buscas são ainda ‘reforçadas’ com um submarino nuclear.

Da Idade Média da saga “O Senhor dos Anéis” vem mais uma ajuda para as buscas do avião da Malaysian Airlines desaparecido desde 8 de março: o avião particular de Peter Jackson.

O conhecido realizador disponibilizou o jato para ajudar numa operação que lida com a falta de tempo: é que a bateria da caixa negra, essencial para explicar o que aconteceu com o voo MH370, só dura cerca de um mês.

Para além do avião de Peter Jackson, está também confirmado como ‘reforço’ um submarino nuclear.

O Reino Unido cedeu o “HMS Tireless”, que ontem chegou às aguas do oceano Índico onde, presumivelmente, terá caído o Boeing 777 que partira de Kuala Lumpur (Malásia) com destino a Pequim (China), levando 239 pessoas a bordo.

Ativo desde 1984, o submarino tem uma tripulação de 148 pessoas e vai trabalhar em coordenação com embarcações australianas e norte-americanas, segundo um porta-voz do Ministério da Defesa britânico citado pela BBC.

Para além do “HMS Tireless”, o Reino Unido enviou ainda para a zona de buscas a fragata “HMS Echo”.

Sem esperança de encontrar sobreviventes, as autoridades internacionais concentram os esforços na recuperação da caixa negra e de destroços do avião.

Contudo, dos vários objetos que têm sido assinalados como possíveis destroços, nenhum pertenceu realmente ao Boeing 777.

Ainda ontem, Angus Houston, o australiano responsável pela coordenação das buscas, admitiu que a busca poderá prolongar-se por “muito tempo”.

Sem os dados da caixa negra, será praticamente impossível a conclusão das investigações criminais, iniciadas há três semanas pelas autoridades da Malásia.

O voo MH370 desapareceu a 8 de março, com 239 pessoas a bordo. 

Em destaque

Subir