Nas Notícias

Vídeo: Tiraram 232 dentes a um adolescente num caso extremo de odontoma

indiano 232 dentes 400 Chama-se Ashik Gavai, tem 17 anos de idade e foi submetido a uma cirurgia de remoção de dentes 232 em excesso, num hospital da Índia. A cirurgia, que decorreu em Mumbai, permitiu a Ashik ter a dentição correta. Veja o vídeo.

Um adolescente indiano sentiu um inchaço no lado direito da face e procurou apoio médico no Hospital J.J, em Mumbai.

Ashik Gavai realizou a exames, que permitiram detetar um raro caso de odontoma, um tumor benigno que se manifesta através da criação de inúmeros dentes por parte de uma única gengiva.

Foi submetido a uma intervenção cirúrgica que permitiu retirar todos os dentes em excesso. Os médicos contaram 232 dentes a mais, que foram removidos, numa operação que durou cerca de sete horas.

De acordo com Sunanda Dhiware, a chefe do departamento de odontologia daquela unidade de saúde, os dentes, de pequenas dimensões, surgem por debaixo da gengiva, em grande quantidade.

“Assim que foi feito um corte na gengiva, surgiram dentes muito pequenos, que se assemelham a pérolas. Foi uma operação exaustiva… Conseguimos contar 232 dentes extraídos”, revela, com declarações à BBC.

O odontoma já é, por regra, uma doença muita rara.

E histórias como a do indiano Ashik Gavai ainda mais raro se tornam.

Normalmente, quando surgem este tumores nas gengivas, são retirados cerca de 30, 35 dentes, nos casos mais graves.

Mais de duas centenas de dentes em excesso é mesmo muito pouco comum.

Este adolescente tinha o tumor na parte inferior da mandíbula, numa zona extremamente profunda. Somente nos últimos tempos o tumor se manifestou, provocando dor.

E mesmo assim Ashik Gavai esteve um mês sem recorrer ao hospital, apesar de ter muitas dores, segundo conta o próprio pai à imprensa indiana.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir