Vídeo: SpaceX abastece Estação Espacial com duas toneladas de suprimentos
Enquanto dormia, o Falcon 9 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) com duas toneladas de suprimentos e um sequenciador de DNA. Cumprida a missão, o foguetão da SpaceX, que tem a altura de um prédio de 23 andares, regressou a Terra, aterrando com sucesso.
Foi a primeira vez que um foguetão reutilizável da empresa de Elon Musk partiu rumo à ISS, depois dos seis ensaios de aterragem que terminaram com cinco casos de sucesso.
No topo do foguetão, com uma altura equivalente a 23 andares de um prédio, da Space Exploration Technologies (mais conhecida por SpaceX) estava uma cápsula com uma carga de duas toneladas.
Para além dos suprimentos para a tripulação que habita a ISS, a bordo da cápsula Dragon segue equipamento de ponta e até um sequenciador de DNA, o primeiro a ser testado no Espaço.
Entre o equipamento transportado destaca-se ainda um anel, com 2,4 metros de diâmetro, que funcionará como porta de acesso para os astronautas transitarem entre as naves e a ISS.
A Dragon separou-se pouco após o lançamento, estando agora a caminho da Estação Espacial, na qual deve atracar amanhã.
O foguetão regressou entretanto à Terra, enquanto o leitor dormia, tendo aterrado com sucesso numa plataforma no oceano Atlântico.
Apesar do Falcon 9 pertencer a uma empresa privada está a realizar uma missão para a NASA, que terminou há cinco anos com as naves próprias e tem recorrido a foguetões da Rússia.