Desporto

Vídeo: Southgate abraça Uribe 22 anos após ser consolado por falhar penálti

Gareth Southgate é o protagonista do mais recente drama do Mundial. Tudo por causa do gesto que teve para com Mateus Uribe após este falhar um penálti, como aconteceu com Southgate há 22 anos.

Em 1996, a Inglaterra organizou a fase final do Campeonato da Europa. A equipa da casa chegou à semifinal, tendo pela frente a poderosa Alemanha.

A decisão arrastou-se para os penáltis, depois do 1-1 no prolongamento. Cinco alemães marcaram, cinco ingleses empataram. A partir daí, quem falhasse… era eliminado.

Andreas Möller, o cérebro do meio-campo alemão, converteu a sexta grande penalidade. Gareth Southgate, o esteio da defesa inglesa, rematou para defesa de Köpke.

Foi há 22 anos. O mundo de Gareth Southgate ruiu, sendo consolado em pleno relvado pelo selecionador, Terry Venables.

Ontem, jogou-se uma partida dos oitavos de final do Mundial. A Inglaterra, eliminada nos penáltis há sete grandes competições (Euros e Mundiais) consecutivas, teve de resolver a eliminatória na marca da grande penalidade.

O resultado no final do prolongamento? 1-1, como… há 22 anos.

Quatro ingleses marcaram, três colombianos também. A Inglaterra seguiu para os ‘quartos’ e os dois colombianos que falharam, Mateus Uribe e Carlos Bacca, ficaram inconsoláveis.

De repente, o mundo do futebol viu que havia um inglês que não estava a festejar. Ainda para mais, tratava-se do próprio selecionador!

Há 22 anos, Gareth Southgate foi consolado no relvado após falhar uma grande penalidade decisiva. Ontem, o mesmo Gareth Southgate foi ter com um dos colombianos que estavam a passar pelo mesmo, dando um sentido abraço a Mateus Uribe.

Na hora de festejar o triunfo sobre a Colômbia e o fim da ‘maldição dos penáltis’, os ingleses celebraram o enorme gesto de Gareth Southgate, “o último ‘gentleman’ do futebol”.

Veja o momento em que Uribe falha o penálti.

Em destaque

Subir