Cultura

Vídeo: Só Cate Blanchett consegue ser uma aranha num filme feminista

A atriz Cate Blanchett deu provas de uma enorme versatilidade ao transformar-se na temível aranha de costas vermelhas da Austrália, num filme experimental que apela ao “poder feminino”.

A bela australiana de olhar penetrante tem uma longa carreira que inclui vários ‘blockbusters’ de grande orçamento, mas volta e meia marca presença num cinema mais experimental.

É o que acontece neste Red, uma curta-metragem surrealista de Del Kathryn Barton, a artista australiana cuja animação Oscar Wilde’s The Nightingale and the Rose foi uma das sensações do Festival de Berlim do ano passado.

A nova curta mostra Cate Blanchett como a temível aranha de costas vermelhas, uma ‘prima’ da célebre viúva-negra.

Red é apresentado como “um conto selvagem do poder feminino, inspirado nos rituais de acasalamento da aranha de costas vermelhas australiana”.

“Esta crónica brutal despertou em mim a poesia do poder feminino como algo intrínseco e, sem dúvida, uma força fundamental do universo. Ao intercruzar os protagonistas humanos com extraordinárias filmagens macro, Red evoluiu para o que agora entendo ser uma celebração sem compromisso do poder feminino”, argumentou a autora, em comunicado.

A curta-metragem vai ser estreada na Art Gallery of South Australia em janeiro do próximo ano, durante o Festival de Adelaide.

Em destaque

Subir