Nas Notícias

Vídeo: Robô soluciona cubo de Rubik em três segundos e entra no livro Guinness

cubo magico robo 400 Cientistas criam um robô, chamado CubeStormer 3, que resolve o cubo mágico em 3,253 segundos. Mike Dobson e David Gilday apresentaram a tecnologia na Big Bang Fair, em Birmingham, foram galardoados com o certificado do Guinness e prometem não ficar por aqui.

Lembra-se do Cubo de Rubik (o famoso cubo mágico) lhe ter dado as voltas às cabeça e de não o conseguir resolver? Dois cientistas, Mike Dobson e David Gilday, criaram um robô, chamado CubeStormer 3, que conseguiu colocar todas as seis faces com as cores corretas, em apenas 3,253 segundos.

Esta marca nunca antes fora atingida, pelo que o robô – apresentado na feira sobre tecnologia Big Bang Fair, que decorreu em Birmingham, no Reino Unido – tem entrada direta no Guinness Book.

O cérebro deste robô é um Samsung Galaxy S4, ligado a um processador Exynos octa-core, com quatro processadores Cortex-A15 e outros quatro Cortex A7, que controlam oito Mindstorms da Lego. Tem a capacidade de executar os movimentos mais depressa do que o movimento do olho humano.

O CubeStormer 3 surge depois de em 2011 os mesmos cientistas terem conseguido criar outro robô, ‘alimentado’ por um Samsung Galaxy S2, que resolveu o cubo mágico em pouco mais de cinco segundos. Agora, a fasquia foi elevada e não se sabe o que virá depois.

Mike Dobson e David Gilday viram reconhecido o seu feito, como criadores da máquina que conseguiu resolver o cubo mágico em menos tempo.

Este robô é feito a partir de peças de Lego e tem como única finalidade resolver o cubo de Rubik, colocando no lugar certo todas as peças no lugar certo.

O CubeStormer 3 está ligado a um Samsung S4 e está equipado de ‘braços’, que em poucos instantes obedecem a ordens programadas e fazem os movimentos para a única combinação correta.

“Agora, queremos aperfeiçoar o robô, para que melhore o seu desempenho e resolva o cubo em menos tempo”, realça Mike Dobson.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir