Nas Notícias

Vídeo retrata a evolução do Universo a partir de modelo matemático

evolucao do universoHá um novo vídeo a mostrar como o Universo se expandiu. Através de um modelo matemático, a NASA criou uma simulação de como se formaram as primeiras galáxias. É a mais avançada recriação dos primeiros milhões de anos do Espaço.

Um complexo modelo matemático, elaborado pela agência espacial norte-americana, permitiu a uma equipa de cientistas criar a mais avançada simulação visual de alta qualidade da formação e expansão do Universo.

A animação, em vídeo, mostra a formação das primeiras galáxias, seguindo a teoria da aglomeração da chamada matéria escura.

As principais bases do modelo matemático são de Carlos Frenk, investigador da Universidade de Durham (Reino Unido) que já se manifestou “satisfeito” com a recriação visual.

As simulações visuais têm existido ao longo dos últimos 20 anos e correspondem, cada vez mais, aos detalhes das principais teorias da cosmologia. Só que esta recriação é a mais avançada e mais próxima da ‘realidade’ que conhecemos.

Uma comparação serve para demonstrar a dimensão desta simulação: desenvolvida num computador normal, seriam precisos quase 2000 anos para processar os dados, enquanto os cientistas necessitaram de três meses (embora com supercomputadores e um programa avançado, o “Arepo”).

A animação mostra como os ‘fios’ da matéria escura, enquanto eram propagados pelo Espaço, se foram agrupando como ramos de uma árvore. As aglomerações registadas foram as ‘sementes’ das primeiras galáxias, há milhares de milhões de anos.

Nas alturas de explosões cataclísmicas, a matéria foi sugada por buracos negros e posteriormente expelida: foi essa ‘poeira’, a matéria não escura, que se transformou em estrelas, planetas, satélites e, no caso da Terra, em vida.

“Muitas das galáxias simuladas se assemelham bastante às galáxias do Universo real”, explica Mark Vogelsberger, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e o principal investigador da equipa que realizou a recriação: “isto indica que o nosso entendimento básico sobre como o Universo funciona deve estar correto e completo”.

Em destaque

Subir