Mundo

Voo da TAP reagendado, após pássaro ser engolido por motor do Airbus da companhia lusa

tapairbus tapOs passageiros da portuguesa TAP que embarcaram no avião que ‘sugou’ um pássaro, depois de partir do aeroporto de Brasília, já têm o voo reagendado. Hoje, às 20h00 locais (meia-noite em Lisboa), o aparelho dá início à viagem. Foi necessário enviar um outro avião para Brasília, que transportará os passageiros para Portugal e deixará mecânicos e materiais na capital brasileira.

Às 20h00 de Brasília, meia-noite de Lisboa, inicia-se a viagem entre a capital do Brasil e Lisboa, depois de o atribulado voo transatlântico ter sido suspenso, em virtude de um incidente que envolveu um pássaro, logo após a descolagem, no aeroporto de Brasília.

Segundo adianta a agência, Lusa, que cita fonte da companhia aérea portuguesa, foi necessário enviar um outro avião para Brasília, que transportará os passageiros para Portugal e deixará mecânicos e materiais para arranjar o outro motor avariado pelo pássaro.

Recorde-se que um avião da transportadora aérea portuguesa partiu, nesta quarta-feira, do aeroporto de Brasília, com 258 passageiros a bordo, rumo a Lisboa. No entanto, um incidente levou a que, pouco após levantar voo, o aparelho tivesse de regressar ao solo.

Uma ave foi sugada por um dos motores do aparelho da TAP, sendo que os pilotos decidiram cancelar a viagem e fazer uma verificação de segurança, com o avião a regressar à pista cerca de 20 minutos após a descolagem, segundo revela a transportadora lusa.

O incidente ocorreu no momento em que o avião levantou voo e assim que se deu o embate o comandante contactou a torre, a solicitar o regresso à pista, o que ocorreu em segurança.

A TAP enaltece a decisão do piloto, que privilegiou a segurança dos passageiros e da tripulação, evitando um potencial acidente na viagem transatlântica com a capital portuguesa como destino.

Segundo a transportadora, a sucção da ave provocou danos no motor do avião, que tiveram de ser reparados.

A companhia aérea suportou todas as despesas inerentes ao transporte a casa dos passageiros residentes em Brasília, capital do Brasil. Os restantes passageiros, alguns dos quais portugueses, foram alojados num hotel, sendo que a companhia também suportou as despesas.

Em destaque

Subir