Nas Notícias

Vídeo: Quebra-gelo chinês não consegue chegar ao navio russo preso na Antártida

navio russo O “Snow Dragon”, um quebra-gelo da China, ficou a cerca de 20 quilómetros do “MV Akademik Shokolskiy”, o navio russo que pediu socorro, na véspera de Natal, ao ficar preso na Antártida. As más condições do tempo obrigaram o “Snow Dragon” a adiar o resgate para amanhã.

O “MV Akademik Shokolskiy” vai ficar preso no gelo da Antártida por mais uma noite. Imobilizados desde a véspera de Natal, os marinheiros deste navio russo viram hoje a salvação aproximar-se e a ficar a cerca de 20 quilómetros de distância. O quebra-gelos chinês “Snow Dragon” foi abrindo caminho enquanto conseguiu, mas as más condições do tempo, aliadas à densidade do gelo, obrigaram ao cancelamento da operação de resgate, que será retomada amanhã.

A bordo do “MV Akademik Shokolskiy” continuam as 74 pessoas que, desde o dia 28 de novembro, refazem a expedição que há um século levou Douglas Mawson à Antártida. A bordo seguem cientistas, turistas e os tripulantes do navio. O chefe da missão, Chris Turney, afirmou por rádio satélite que as pessoas a bordo estão tranquilas e com boa moral, apesar da tensão inerente a estarem presas no gelo desde o dia 24 de dezembro.

Turney acrescentou que o navio ficou encalhado no extremo sul da Tasmânia devido a uma tempestade de neve trazida por ventos que sopravam a mais de 70 quilómetros por hora. Para o resgate foram destacados três quebra-gelos, com o chinês a ser o primeiro a chegar e o que mais se aproximou do barco russo.

Em destaque

Subir