Nas Notícias

Vídeo: Princesas sauditas revelam que o pai as faz passar fome e pedem ajuda ao mundo

princesas sauditas 400 Há duas filhas do rei Abdullah, da Arábia Saudita, que usaram o YouTube nesta quinta-feira para denunciar que estão sob reclusão, imposta pelo pai. Dizem que estão a passar fome e pedem à comunidade internacional que as liberte. “Não iremos parar de denunciar estes atos”, dizem. Veja o vídeo.

Um vídeo publicado por Sahar Abdullah Al-Saud e a irmã Jawaher, duas das quatro filhas do rei Abdullah, vem denunciar uma situação de ‘prisão domiciliária’, imposta pelo próprio pai, o rei Abdullah Abdul Aziz, da Arábia Saudita.

As duas filhas do rei relatam que estão privadas de bens essenciais como alimentos e água há mais de uma década. “Temos de beber água do mar tratada e comer alimentos fora do prazo”, denunciam, neste vídeo publicado agora no YouTube.

“O mundo inteiro está a ver o que está a acontecer. Esperamos que nenhuma tragédia aconteça”, realçam ainda as duas princesas sauditas, que usaram os poucos meios de que dispõem (a Internet) para fazer esta denúncia.

Sahar Abdullah Al-Saud e Jawaher e Abdullah Al-Saud querem agora que a comunidade internacional tome uma atitude.

E pedem ajuda a instituições de defesa dos direitos humanos, à Organização das Nações Unidas, aos governos de todo o mundo e também aos ativistas.

“Não iremos parar de denunciar estes atos até sermos libertadas desta casa. Não permitiremos que pais matem as suas próprias filhas em frente ao mundo. Esperamos que vejam este ato criminoso que está a ser praticado nesta casa”, dizem.

As princesas consideram que a comunidade internacional está a ser “cúmplice” deste “crime” que está a ser praticado pelo rei Saudita, sobre os seus próprios filhos.

“Isto não é uma disputa de família. Não se pode ter sob sequestro as próprias filhas e dizer que isso é um problema familiar. Estão a negar-nos bens como comida, água. Estão a privar-nos de liberdade, de direitos fundamentais”, desabafa ainda Sahar Abdullah Al-Saud, neste vídeo que correu mundo.

Sahar e Jawaher já tinham feito uma denúncia em março, quando revelaram que eram prisioneiras do próprio pai.

Revelaram que estão presas em casa há 13 anos, ao lado de mais duas irmãs, dentro do palácio real, em Jeddah.

Veja o vídeo publicado nesta quinta-feira, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=VI44jJSjc_U

Em destaque

Subir