Mundo

Vídeo: Presidente das Filipinas diz que atirou um chinês de um helicóptero em pleno voo

Durante um discurso, Rodrigo Duterte, chefe de Estado filipino, revelou que já atirou um homem de um helicóptero, em pleno voo. “Se forem corruptos, vou buscar-vos num helicóptero que vá para Manila e atiro-vos. Já o fiz antes. Por que razão não voltaria a fazê-lo?”, questionou. Veja o vídeo do discurso.

Um discurso de Rodrigo Duterte tornou-se polémico, em virtude de uma afirmação do presidente filipino, que prometeu “atirar os corruptos de um helicóptero”.

Duterte garante que já o fez antes e que não encontra motivos para não repetir este tipo de procedimento.

“Se forem corruptos, vou buscar-vos num helicóptero que vá para Manila e atiro-vos. Já o fiz antes. Por que razão não voltaria a fazê-lo?”, assumiu.

Enquanto falava para as vítimas de um tufão, a norte das Filipinas, Duterte detalhou que a vítima era um homem chinês, sobre o qual recaíam suspeitas de crimes de homicídio e violação.

Promete agir do mesmo modo caso haja suspeitos de práticas corruptas, no país.

A história gerou indignação e críticas. Em reação, Ernesto Abella, porta-voz do presidente, desvalorizou. “É uma lenda urbana”, disse, à agência Reuters.

Porém, esta não é a primeira vez que Rodrigo Duterte é associado à prática de crimes. Recentemente, assumiu que tirou a vida a “criminosos”, quando liderava a cidade filipina de Davao.

Rodrigo Duterte considerou que essa prática é legítima.

A Organização das Nações Unidas (ONU) colocou-se no terreno e enviou um alto-comissário às Filipinas, para investigar eventuais casos de violação de direitos humanos. Duterte não gostou e partiu para o insulto.

“O enviado da ONU é um idiota, um estúpido que deveria regressar à escola”, disse.

Veja o discurso com a polémica afirmação.

Em destaque

Subir