Os maus-tratos sobre as crianças são tema de uma original campanha, da Auxílio a Crianças e Adolescentes em Risco, uma instituição espanhola. A ideia é suscitar uma reflexão nos adultos e mostrar às crianças vítimas de abusos que devem denunciar os casos de violência no lar.
Um outdoor feito através de impressão lenticular – que torna possível a exibição de imagens diferentes, consoantes o ângulo em que as mesmas são observadas – permite transmitir uma ideia forte, numa campanha da Auxílio a Crianças e Adolescentes em Risco: por vezes, só as crianças veem os maus-tratos de que são vítimas.
Aquela instituição espanhola criou um anúncio que transmite precisamente esta mensagem. No outdoor, os adultos observam um rosto de uma criança triste, acompanhado de uma mensagem contra os maus-tratos. Já as crianças, olhando para o mesmo outdoor, veem a mesma criança, mas com um rosto marcado pela violência.
Trata-se de uma campanha notável, que comunica a ‘duas línguas’, para os adultos e para as crianças que meçam menos de 1,20 metros – a altura necessária para que o ângulo de observação seja diferente.
A Auxílio a Crianças e Adolescentes em Risco apostou neste anúncio com o objetivo de combater um mal social. Aquela instituição pretende incentivar as crianças a denunciar os casos de violência de que são vítimas, muitas vezes no silêncio e nas quatro paredes de um lar. “Se alguém te magoar, liga e nós ajudamos-te”, lê-se, na mensagem que acompanha o anúncio.
Os adultos veem uma imagem diferente, porque não têm noção dos danos que provocam nas crianças, quando as maltratam. Quando olham este outdoor, as crianças poderão caminhar, de mão dada, precisamente com o adulto que as violenta. Veja o vídeo da campanha: