Economia

“Enorme sucesso”, diz Vítor Gaspar: Portugal emite 9000 milhões de euros de dívida a 10 anos

vitor gasparA procura “excedeu a oferta em mais do que três vezes”, congratulou-se Vítor Gaspar. Portugal regressou aos mercados com uma emissão de dívida a 10 anos que foi “um enorme sucesso”, na análise do ministro das Finanças: “tivemos mais de 9000 milhões de euros de procura”.

Poucos dias depois do primeiro-ministro ter anunciado as novas medidas de austeridade como medida fundamental para o regresso de Portugal aos mercados, o ministro das Finanças elogiou a emissão de dívida a 10 anos, hoje realizada. Um “enorme sucesso” quer na procura, que “excedeu a oferta em mais do que três vezes”, quer no montante, com “mais de 9000 milhões de euros de procura”.

“A procura excedeu a oferta em mais do que três vezes, o que quer dizer que tivemos mais de 9000 milhões de euros de procura dos nossos títulos a 10 anos”, comentou Vítor Gaspar, em Bruxelas (onde se encontra para uma conferência), realçando que “o preço é também favorável”, ou seja, “abaixo dos 5,70”.

“Quando comparamos estes valores com as últimas emissões que foram possíveis fazer no final de 2010 e no princípio de 2011, estamos cerca de 100 pontos de base, um ponto percentual, abaixo das condições de financiamento que foi possível obter na altura”, argumentou o ministro das Finanças, reforçando que “os montantes a que pudemos ter acesso são muito superiores e a liquidez do mercado não tem qualquer espécie de comparação com as condições que prevaleciam na altura”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir