Nas Notícias

Vídeo: O doente com hepatite C que implorou a vida ao ministro da Saúde

doente hepatico parlamento 400 A audição ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, ficou marcada pela intervenção (inesperada) de José Carlos Saldanha, um doente com hepatite C, que pediu ao membro do Governo para não o deixar morrer. Veja o vídeo.

José Carlos Saldanha tem hepatite C e cirrose e está “na fila da morte”, como o próprio diz. Aguarda tratamento desde 2013 e está referenciado para transplante.

Neste momento, não tem tratamento e, depois de assistir à morte de uma outra paciente, ficou desesperado.

Esse sentimento foi manifestado na audição ao ministro da Saúde, durante a Comissão Parlamentar da Saúde, a pedido do PCP, no Parlamento.

O doente interrompeu os trabalhos e chamou a si as atenções. Diz-se desesperado. Tece duras críticas ao ministro da Saúde, Paulo Macedo. E promete que vai obrigar o ministro a enfrentá-lo.

Segundo a Lusa, o ministro “reconheceu a necessidade de alargar os critérios para os doentes terem acesso aos tratamentos inovadores contra a hepatite C e não apenas os que estão em risco de vida”.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho já reagiu a este episódio, pedindo aos meios de comunicação social para que tenham recato no tratamento informativo destas histórias trágicas.

Veja o momento em que José Carlos Saldanha deixou de ser um doente anónimo e contou a sua história, igual à de outros doentes com hepatite C, que não conseguem ser tratados, por falta de acesso aos medicamentos.

https://www.youtube.com/watch?v=00XdxriVukc

Em declarações à RTP, José Carlos Saldanha, endureceu o seu discurso.

Em destaque

Subir