Nas Notícias

Vídeo: O bezerro Hero está a mil euros de ir para a faculdade

bez hero 210bez hero bigFaltam cerca de mil euros para Hero ir dar aulas de sobrevivência na faculdade: este bezerro foi rejeitado pela mãe, ficou com as patas traseiras congeladas e ultrapassou infeções generalizadas. Agora, ou é operado e faz reabilitação ou vai ser eutanasiado.

Hero é, como significa o nome quando traduzido do inglês, um herói: sobreviveu à rejeição materna, à perda das patas traseiras e a várias infeções generalizadas. O futuro deste bezerro depende de mil euros: adotado por um agricultor, necessita de uma operação de implante de próteses e posterior reabilitação; se não o conseguir, terá de ser eutanasiado.

“Ele teve um início de vida muito difícil e merece viver. Ele quer viver”, garantiu Rick Martin, citado pela NBC29. Este agricultor não consegue assegurar os custos do tratamento, pelo que deu início à campanha ‘Vamos mandar o Hero para a faculdade’. Isto porque o bezerro será operado na Faculdade A&M, no Texas (EUA), e se conseguir voltar a andar será uma aula viva de sobrevivência.

Hero foi rejeitado pela mãe e quem o adotou, nessa altura, abandonou-o quando o bezerro tinha só um mês de idade. Sem qualquer orientação, o animal ficou faminto e, após quatro dias de frio extremo, perdeu as patas de trás, que congelaram. Foi então que Kitty Martin, a esposa de Rick e fundadora do abrigo Selah Ranch All Animal Rescue, em Greenville (no estado da Virginia, EUA), o recolheu, no mês de maio.

A empresa Limbcare Orthotics & Prosthetics forneceu um par de patas protéticas, após uma campanha de recolha de donativos. O problema é que Hero não conseguiu adaptar-se, uma vez que a pele que cobre os locais onde as patas foram amputadas é demasiado fina. “Tudo o que ele quer fazer é levantar-se, mas fica com demasiadas dores. Ele tem de se aguentar em pé sobre o osso com pele, sem músculo”, explicou Rick Martin.

Apesar das dores, o bezerro insiste em lutar pela vida: está constantemente a tentar levantar-se e andar. O caso comoveu alguns cirurgiões veterinários da faculdade, que pensaram na cirurgia necessária: primeiro, as patas traseiras terão de ser encurtadas e endireitadas para garantir o equilíbrio; depois, serão necessárias outras próteses, pois Hero tem apenas 272 quilos e continua a crescer.

Os custos da operação e da posterior reabilitação com fisioteria orçam os 7500 dólares e a campanha online já recebeu 6000 dólares. Faltam, assim, 1500 dólares (cerca de mil euros) para mandar Hero para a faculdade. A primeira consulta de diagnóstico está marcada para depois de amanhã.

“A bondade das pessoas deu-me um novo ânimo. A vontade de todos os que têm ajudado sensibilizou-me e eu estava a precisar muito disso neste momento”, assumiu Rick Martin.

Em destaque

Subir