Nas Notícias

Vídeo: Nova ilha nascida no Japão já tem o dobro do tamanho e não vai desaparecer

ilha crescerilha crescer 400 Lembra-se da pequena ilha que nasceu no Japão, em resultado de uma erupção vulcânica? Pensava-se que poderia desaparecer, mas a verdade é que continua a crescer. A ilha já tem 250 metros de largura e 200 de comprimento. Um vídeo registado por um vulcanólogo japonês, cruzado com as imagens da guarda costeira japonesa, permite perceber as diferenças. Veja as imagens.

O ilhéu que nasceu no Japão em novembro continua a crescer, em virtude da atividade vulcânica. Julgava-se que a pequena ilha – a primeira que nasceu de uma erupção, naquele arquipélago de Oasawara, nos últimos 40 anos – pudesse desaparecer, mas a verdade é que ocorre o fenómeno inverso.

Na passada semana, o espaço aéreo foi sobrevoado por um vulcanólogo, de helicóptero. O especialista pode já garantir que a ilha não vai ‘morrer’ e será permanente. A superfície está sólida e bem acima do nível das águas do mar.

Veja as imagens:

O fenómeno do nascimento deste ilhéu foi registado em vídeo, com imagens que mostraram as nuvens de fumo, o vapor e as águas turvas sobre uma cratera da recém-formada ilha. Veja as imagens.

Em destaque

Subir