Nas Notícias

Vídeo: O negócio dos incêndios em Portugal

A TVI realizou uma reportagem, “O Cartel do Fogo”, que abordou o negócio dos incêndios.

A área ardida em Portugal, este ano, é quatro vezes superior à ardida em Espanha no mesmo período.

Na reportagem da TVI, da jornalista Ana Leal que narrava a reportagem, falou-se em “contratos milionários e conivência do próprio Estado” e que Portugal poderá ter pago “três vezes mais a empresas espanholas que vendem e alugam aeronaves para o combate aos incêndios e que funcionam em cartel”.

“São números absolutamente assustadores”, revelou António Mota, tenente coronel das Forças Armadas, entrevistado para a reportagem.

No desenrolar da reportagem, e segundo dados consultados, em contratos plurianuais, o país gasta “48 milhões de euros” com aluguer de aviões e helicópteros de combates aos incêndios, onde não estão englobados “meios de reforço” que, num ano como o de 2017, farão “disparar para valores do dobro”.

Pode ver a reportagem aqui.

No contrato de aluguer dos aviões canadair, Jaime Marta Soares concorda que cinco milhões de euros é “muito dinheiro”.

“Já podíamos ter comprado canadairs”, diz o presidente da Liga dos Bombeiros portugueses.

António Pires, piloto de incêndios em Espanha, assume que Portugal é “o único país da Europa que não tem canadairs próprios”.

Jaime Marta Soares mostra-se revoltado por nas reuniões tidas com entidades responsáveis não seja colocado na frente dos interesses de “grupos e grupinhos, e estou a falar de estruturas importantes, os interesses do país.”

Sobre os estudos que são feitos sucessivamente em Portugal por causa dos fogos, Marta Soares responde que “são os interesses a funcionar”, quando a jornalista o questionou se estes saem ou não da gaveta.

Para esta reportagem, de acordo com a estação de Queluz, nenhum ministro ou ex-ministro quis falar, tal como nenhum secretário de Estado atual ou de anteriores governos, ANPC e a Força Aérea.

Nos últimos tempos, em Portugal, morreram mais de 100 pessoas vítimas de fogos florestais.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=655AXSK9X1UG

Em destaque

Subir