Mundo

Vídeo: O músico norte-americano que pretende acabar com o racismo

O americano Daryl Davis encontra-se com membros da Ku Klux Klan (KKK) desde os anos 80, de modo a confrontá-los sobre as suas ideologias racistas. Todos os encontros começam com uma simples pergunta: “Como podes odiar-me se não me conheces?”.

A Ku Klux Klan (KKK) surgiu nos Estados Unidos no fim dos anos de 1860, após a Guerra Civil. A ideologia da organização baseia-se na superioridade da raça branca, menosprezando a população negra e as minorias religiosas do país. A KKK já foi protagonista de alguns dos mais macabros assassinatos que a História conhece.

O músico negro Daryl Davis arrisca a sua vida há mais de três décadas, uma vez que tem como missão reunir-se pessoalmente com membros da KKK e neonazistas, com o objetivo de conversar com eles, sem violência, e tentar que repensem as suas crenças na supremacia racial. Daryl admite que já mais de 200 membros abandonaram a organização.

O trabalho de Daryl foi retratado no documentário ‘Accuracy Courtesy: Daryl Davis, Race and America’, que estreou em dezembro nos Estados Unidos.

“É claro que existem pessoas que vão para o túmulo sendo racistas e repletas de ódio. Mas acredito que as pessoas podem mudar”, diz Davis à BBC, acrescentando que “elas não nasceram com essas visões. Foram ensinadas – e podem ser ‘desensinadas’. Provei que isso é possível.”

Em destaque

Subir