Nas Notícias

Vídeo: O fenómeno natural fantástico que vai incendiar o Parque de Yosemite

O Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma das ilusões de ótica mais fantásticas da Natureza: a Horsetail Fall, a queda d’água do parque, vai ser pintada em tons de laranja e vermelho, devido a uma ilusão de ótica entre a água e os raios de sol. É um fenómeno anual que atrai milhares de curiosos, mas difícil de observar.

Durante as próximas duas semanas, no Horsetail Fall, uma queda de água que fica do lado este do maciço El Capitán, a luz do pôr-do-sol irá embater na corrente e refletir tons avermelhados e laranjas que a farão parecer um curso de lava.

As centenas de curiosos que se juntam para assistir a este fenómeno da Natureza ficam à espera de que as condições da água e o ângulo dos raios solares sejam perfeitos e transformem a queda de água num espetáculo de luz ao início da noite.

Este ano, no entanto, será especial: é esperado que a queda de água, que existe somente durante o inverno e nos primeiros dias da primavera, tenha um caudal maior do que o habitual, devido ao grande volume de água acumulado com as chuvas durante o inverno.

A Horsetail Fall tem uma altura de 480 metros e os norte-americanos chamam a este fenómeno de ‘Firefall’, que só é visível a partir de pontos específicos do parque e apenas se as condições climatéricas assim o permitirem.

Para que tudo corra bem, é preciso que o dia não esteja demasiado frio, para que a neve acumulada derreta e deslize até à queda de água. Também é necessário que o dia esteja limpo, isto porque se houver nuvens, os raios solares são bloqueados e não chegam à água, impedindo a ilusão ótica.

Este fenómeno tem uma duração de 10 minutos, durante o pôr-do-sol, mas as imagens abaixo provam que vale a pena o esforço.

Em destaque

Subir