A Venezuela tem uma nova instituição governamental. O Presidente, Nicolás Maduro, instituiu o vice-ministério para a Suprema Felicidade do Povo. A missão do organismo, que vai coordenar os programas sociais, é “elevar a qualidade social dos venezuelanos até ao céu”.
A Venezuela vai deixar de procurar a felicidade: quer atingi-la por decreto. O Presidente, Nicolás Maduro, anunciou a criação de um novo organismo governamental, o vice-ministério para a Suprema Felicidade do Povo. O pelouro será entregue a Rafael Ríos, um ex-deputado que terá como missão “elevar a qualidade social dos venezuelanos até ao céu”.
É neste vice-ministério que o Governo pretende concentrar os programas sociais, como a “Missão Filhos e Filhas da Venezuela”, que ajuda famílias com crianças em dificuldades, a “Missão Maior”, que subsidia idosos em situação de carência económica, e a “Missão Negra Hipólita”, que promove a integração social de alcoólicos e toxicodependentes.
“Depois de vários estudos, ordenei que as missões sejam trabalhadas diretamente comigo na Presidência, porque são missões especiais do Presidente Chávez”, justificou Nicolás Maduro, citado pelo site do Governo. Para além de uma homenagem ao anterior chefe de Estado, o vice-ministério para a Suprema Felicidade do Povo é ainda uma distinção a Simón Bolívar, o militar e político venezuelano que liderou os sul-americanos na luta pela independência.
A entrega da tutela a Rafael Ríos, pediatra de profissão, foi justificada por ser “especialista em segurança social” e “um homem humilde”, segundo Nicolás Maduro.