Mundo

Vídeo: Criança inventa bicicleta para brincar com amigo deficiente motor

Lisandro e Simón são primos e os melhores amigos e a sua história está a correr e comover o mundo, pois Lisandro nasceu com um problema na coluna e Simón não desistiu até que conseguir arranjar forma de brincar nas ruas com o amigo. Como? Através de uma bicicleta do lixo que foi transformada e adaptada para Lisandro andar. Veja em vídeo.

A história chega de Laboulaye, uma localidade de Córdova, na Argentina, e tem como protagonistas duas crianças, uma de 11 e outra de 10 anos.

Os primos e melhores amigos sempre quiseram brincar na rua, como qualquer outra criança.

Só que Lisandro nasceu com um problema na coluna, que o impede de realizar grande parte das brincadeiras, já que nasceu com a espinha bífida (trata-se de uma má-formação congénita que ocorre quando ainda no útero da mãe ao não se desenvolver por completo a espinha do bebé).

Para Simón, isso não podia ser problema e, tanto que assim era, que pesquisou e encontrou um modelo da ‘bicicleta’ perfeita para andar com o primo e amigo Lisandro.

Simón pediu ajuda ao ferreiro Ariel Birche para passar o projeto à prática.

Uma bicicleta do lixo foi, então, transformada em veículo tipo sidecar, onde Lisandro é transportado nas brincadeiras pelo bairro e até ajuda a pedalar.

“Fiz tudo com ferros velhos, a bicicleta veio do lixo”, começa por explicar Ariel Birche, o ferreiro.

“Aproveitei tudo o que consegui. Ainda faltam algumas coisas, como os freios e as borrachas, que a avó deles vai comprar, e vamos colocar”, acrescenta o ferreiro, satisfeito com o ‘produto final’.

“Agora com esta bicicleta vamos para todo lado”, dizem os dois primos e amigos, protagonistas desta história de amizade que corre e inspira o mundo.

“Não temos limites. Somos capazes de fazer qualquer coisa na medida em que tenhamos um ao outro.”

Veja as crianças a brincar na bicicleta:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=H6RK8565N2KU

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=GANM1UU48DB6

Em destaque

Subir