TV

Vídeo: O cancro levou-lhe a perna aos 9 anos, agora tem 15 e é bailarina

Um cancro no joelho levou à amputação da perna direita de uma menina de 9 anos. Gabi Shull nunca parou de sonhar e agora, com 15 anos, é bailarina.

Devido a um osteosarcoma (o mais maligno dos tumores ósseos) no joelho, Gabi Shull teve de ser amputada, aos 9 anos de idade.

A menina, que dançava há três anos, não perdeu a esperança de ser, um dia, uma bailarina famosa.

Ao fim de 12 semanas de quimioterapia, o tumor estava suficientemente pequeno para ser removido, mas ainda havia um problema: como manter a mobilidade do pé, uma vez que a zona a ser amputada seria em redor do joelho?

A opção recaiu numa cirurgia ainda invulgar, a rotatoplastia.

O joelho foi removido e o pé passou a ficar ligado diretamente à parte de cima da perna, mas com um ‘pormenor’: foi rodado em 180 graus, para permitir que o calcanhar funcione agora como joelho.

“A primeira coisa que fiz após a amputação foi sair da cama do hospital”, recordou a jovem, que agora tem 15 anos.

Graças à opção pela rotatoplastia, Gabi Shull recuperou a mobilidade e, aos 14 anos, retomou a dança, tornando-se numa bailarina.

“Motivei-me sempre a andar para que um dia pudesse voltar a dançar, porque eu adoro dançar”, explicou: “Ao início era muito doloroso, porque tinha medo de pôr o peso na perna e de seguida mover o calcanhar para trás, pois parava aos 90 graus. Precisei de mais de um ano e de várias sessões personalizadas para dar os primeiros passos sem ajuda e só um ano mais tarde voltei a dançar”.

Em destaque

Subir