Vídeo: Campanha brasileira alerta para uso de palhinhas de plástico
A campanha brasileira ‘#ParadeChupar’ ganha outra magnitude esta sexta-feira, dia que marca o início das multas de palhinhas de plástico para os comerciantes do Reino Unido. Em todo o mundo devem ser utilizadas 1000 milhões de palhinhas diariamente. Veja a campanha.
“Todo o mundo chupa – e mesmo que quem diz que não chupa, já chupou”. A frase é uma das muitas utilizadas na campanha brasileira ‘#ParadeChupar’, contra a utilização das palhinhas de plástico.
O movimento surge inspirado num outro, o ‘#stopsucking’, nos Estados Unidos, e sublinha que cada palhinha pode demorar cerca de 450 anos a degradar-se.
Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões todos os anos. Em todo o mundo, o número deve chegar aos 1000 milhões diários.
A iniciativa alerta que 95 por cento do lixo encontrado nas praias brasileiras é plástico, o que acaba por poluir e contaminar os rios e mares.
Por isso, sublinha a ‘#ParadeChupar’, que se não for feito nada, “em 2050, vai haver mais plástico que peixes” no fundo dos oceanos.
A partir desta sexta-feira, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem superar os 1200 euros.
Veja o vídeo da campanha.
https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2Y13AWKUO9K9