Nas Notícias

Vídeo: Braga tem árvore solar com wi-fi e carregadores de telemóvel

A Câmara de Braga inaugurou, na segunda-feira, o B3 ECO, um projeto de mobiliário urbano inteligente. Mas a iniciativa não foi do executivo: o projeto é da Escola Básica de Gualtar, vencedora do Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos de 2016.

O B3 EC é uma árvore solar e um banco de jardim que, em conjunto, evocam o formato da viola braguesa, peça fundamental do património musical da região.

A árvore disponibiliza acesso sem fios (wi-fi) à internet e tomadas para os cidadãos poderem carregar dispositivos móveis, como telemóveis e pequenas máquinas fotográficas.

A autarquia, que investiu 39 mil euros no projeto, destaca o “valor acrescentado” desta árvore solar para a promoção da inovação e do uso de energias limpas.

O presidente, Ricardo Rio, deixou ainda umas palavras de elogio aos jovens alunos que apresentaram o projeto: “Queremos envolver ativamente os mais novos na vida da cidade e dar sequência às suas ideias é a maior prova do valor e da qualidade dos seus contributos e propostas”.

Refira-se que a iniciativa das árvores solares em Portugal. Ainda no passado mês de abril, um turista romeno que visitava Lisboa partilhou, através do Twitter, o espanto ao descobrir um destes aparelhos na Praça do Município.

Veja o vídeo que ele fez:

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=WWR752YNASA1

Em destaque

Subir