Tecnologia

Vídeo: Avião Solar Impulse percorre EUA sem qualquer litro de combustível

solar impulsehttps://www.youtube.com/watch?v=_LtTFpltoZE Aparelho aterrou no passado sábado no Aeroporto JFK, em Nova Iorque, dando assim por terminada uma viagem histórica onde não foi gasto qualquer litro de combustível. Energia do sol permitiu cumprir sonho.

Acabou com sucesso a viagem do Solar Impulse, avião movido apenas a energia solar que sobrevoou a América de costa a costa.

O aparelho, criado e pilotado pelos suíços Andre Borschberg e Bertrand Piccard, aterrou no passado sábado no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova Iorque, depois de mais 18 horas de viagem.

Ao todo, entre voos de ligação entre cidades importantes dos Estados Unidos, a viagem demorou cerca de dois meses.

O Solar Impulse viajou a uma média de 27 km/h, tendo atingido a velocidade máxima de 70 km/h.

Para tal feito foram precisas mais de 11.500 células de energia solar, instaladas nas enormes asas do avião, que juntas dão mais de 63 metros de largura ao aparelho.

As mesmas células captaram energia solar capaz de possibilitar voos noturnos, graças às baterias de lítio instaladas a bordo, que alimentaram os quatro motores.

O sonho de Andre Borschberg e Bertrand Piccard está cumprido e de imediato a fasquia já foi elevada. Em 2015, a dupla suíça quer dar a volta ao mundo no Solar Impulse sem recorrer a qualquer litro de combustível.

Em destaque

Subir