Nas Notícias

Vídeo: Asteroide aproximou-se da Terra a 47 mil quilómetros por hora

asteroide 400 A 47 mil quilómetros por hora, a rocha 2000 EM26 passou muito perto da Terra, nesta terça-feira, de madrugada. O asteroide tem 270 metros de largura e atingiu o ponto mais próximo a 2,6 mil quilómetros. A viagem foi acompanhada pelos astrónomos. Veja as imagens.

Na madrugada de terça-feira, o asteroide 2000 EM26 atingiu o ponto mais próximo da Terra: 2,6 mil quilómetros. A rocha espacial tinha um tamanho de cerca de três campos de futebol e viajava no espaço a uns assustadores 47 mil quilómetros por hora.

A aproximação da rocha estava prevista e não provocou qualquer problema ao Planeta Azul, mas criou grande curiosidade na comunidade científica que se dedica a estes fenómenos espaciais.

Muito antes da sua aproximação já se sabia que não iria haver qualquer impacto na Terra. Os astrónomos seguiram a viagem do asteroide a partir de diversos observatórios. Os telescópios foram direcionados para a atmosfera, para captar a viagem do 2000 EM26.

No entanto, segundo a agência Reuters, mesmo passando a uma distância considerável, o corpo celeste foi considerado um objeto potencialmente perigoso para a Terra, em virtude do seu tamanho e da sua velocidade.

Curiosamente, esta aproximação do objeto surge um ano depois de um grande meteorito ferir mais de mil pessoas na região de Chelyabinsk, na Rússia (a 15 de fevereiro de 2013).

Veja as imagens:

Em destaque

Subir