Mundo

Crime na Coreia do Norte: Missionário idoso detido por distribuir livros

missionario idoso 210missionario idosoUm missionário australiano, de 75 anos, foi detido no domingo, na Coreia do Norte, por andar a distribuir literatura religiosa. Foi a esposa de John Short quem relatou a detenção ao jornal Adelaide Advertiser. A Austrália acompanha a situação deste ‘idoso subversivo’.

Na Coreia do Norte, a informação é uma arma: um missionário foi detido por, alegadamente, andar a distribuir literatura religiosa. John Short, um missionário de 75 anos, foi detido no domingo na posse de ‘perigosa’ propaganda cristã.

“Somos cristãos e estamos aqui”, na Ásia, “há 40 anos”, relatou a esposa do missionário, Karen Short, ao jornal Adelaide Advertiser: “ele é um homem corajoso. A Coreia do Norte é muito diferente, este é o motivo pelo qual seu coração o levou até lá”.

A mulher refere que John Short foi detido no domingo, um dia depois de ter desembarcado na Coreia com um grupo de missionários, e estará a ser interrogado em Pyongyang.

O idoso transportava vários folhetos religiosos escritos em coreano, de acordo com a notícia avançada pelo jornal australiano.

Apesar do casal Short viver em Hong Kong, as autoridades australianas estão a acompanhar a situação. “Estamos em contacto estreito com os funcionários suecos em Pyongyang para garantir que ele está bem e obter mais informações”, adiantou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Austrália.

A representação diplomática da Austrália é feita, como acontece com muitos países ocidentais, através da Suécia. Recorde-se que a Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo.

Em destaque

Subir