Nas Redes

Vídeo: Apresentadora belga denuncia episódios de racismo

Cécile Djunga, apresentadora do programa de meteorologia da estação belga RTBF, recorreu às redes sociais para tornar público alguns episódios de racismo de que já foi alvo. “Temos de falar sobre isso”, afirma. Veja o vídeo.

Cécile é o rosto da meteorologia da estação belga há mais de ano, mas vítima de racismo antes disso.

A apresentadora decidiu quebrar o silêncio sobre os vários ataques, em vídeo, onde sublinha que é necessário discutir o assunto na Bélgica.

Cécile conta que uma espetadora a chamou de “demasiado preta” e que o insulto que ouve mais frequentemente é o de “voltar para o teu país”.

“Acho que sou uma pessoa forte. Se não fosse, não estaria aqui. Mas sou humana. Aquele dia foi demasiado, mas estou contente. Os negros, e não só, estão a explicar o seu sofrimento. Temos de falar sobre isso, não devemos ter vergonha”, afirmou.

Jean-Paul Philippot, o responsável pela estação, saiu em defesa da apresentadora, dizendo que Céline tem recebido inúmeras mensagens que tem ignorado. “Não há espaço para este lamaçal na Bélgica”, afirmou.

A apresentadora surge, assim, revoltada com os vários episódios de quem tem sido vítima, contrariando a ideia de que não existe racismo na Bélgica.

“Sou belga e eles vão parar de me dizer para ir para o meu país. Porque este é o meu país”, rematou.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KGYR5U3NRHY1

Em destaque

Subir