Nas Notícias

Vídeo: Adeus correios? Amazon quer entregar encomendas por Drone

drone amazon 1 Gigante do comércio online divulga vídeo onde é mostrado um exemplo. Aparelho voador não tripulado recebe a encomenda no centro de distribuição e voa até à casa do cliente. Consegue fazer a entrega em apenas 30 minutos após o pedido ter sido recebido.

O drone, veículo aéreo não tripulado, tem sido nos últimos anos ligado a situações de guerra. O exército dos Estados Unidos utiliza-os em missões de reconhecimento e até de ataque em zonas de perigo.

No entanto, este objeto voador pode ser utilizado noutras situações. Há já inúmeras estações de televisão que utilizam drones para captar imagens aéreas privilegiadas.

Mas nunca se pensou que um drone podia fazer de correio. A Amazon começa agora a pensar nisso agora.

A gigante norte-americana das vendas online pretende, no espaço de quatro ou cinco anos, efetuar entregas de mercadoria pelo ar.

Jeff Bezos, fundador e atual CEO da companhia, confirmou recentemente a ideia no programa ’60 Minutos’: “Não é ficção científica mas vai demorar alguns anos. Primeiro temos de garantir todas as questões relacionadas com segurança. Temos também de obter autorização da FAA (Administração Federal de Avião dos EUA). Penso que será possível iniciar tudo isto dentro de quatro ou cinco anos”, garante.

Existem vários tipos de drone. O termo é utilizado para qualquer aparelho voador não tripulado. No caso do Exército dos Estados Unidos, por exemplo, o modelo é semelhante a um avião.

Contudo, a Amazon pretende utilizar aquilo que é chamado por ‘Octocopter’. Trata-se de um aparelho com base circular, que voa auxiliado por oito pequenas hélices, o que lhe garante grande estabilidade no ar. É este o modelo utilizado para recolha de imagens.

Estes drones são também utilizados pela polícia norte-americana em situações se sequestro por exemplo. As forças especiais utilizam-no habitualmente para fazer o reconhecimento do interior de edifícios por exemplo.

Veja de seguida o vídeo de exemplo do sistema de entregas que a Amazon pretende adotar no futuro:

Em destaque

Subir